Outras unidades também receberão a visita do ônibus do Sindcop com a infraestrutura para os atendimentos. A ação foi mostrada ao vivo pela Rádio Sindcop. Confira!
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
O Sindcop realizou uma ação de prestação de serviços na área externa da Penitenciária de Dracena. O evento foi realizado nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12.
A proposta do Sindcop tem o objetivo levar conhecimento, esclarecer e orientar sobre as demandas e lutas da categoria, além prestar serviços e apresentar os parceiros de convênios do Sindcop para os (as) policiais penais e trabalhadores (as) do sistema prisional.
Participaram do evento diretores do sindicato, advogados, psicóloga, fisioterapêuta, colaboradores e parceiros de convênio. Na ação, o ônibus do Sindcop levou a infraestrutura e os profissionais para a prestação dos serviços. Foram realizados atendimentos jurídicos, psicológicos, além da presença dos parceiros, como o Valmir, do projeto de musicoterapia, o Sidney Lima, da UPS (União dos Profissionais de Segurança), MAG Seguros e Hapvida. Também estiveram presentes colaboradores do Oeste Saúde, que fizeram a divulgação da parceria de convênio com o Sindcop. Advogados também fizeram visitas em unidades prisionais da região, como Irapuru e Pacaembu.
A ação foi mostrada ao vivo nesta quarta-feira (12), no programa Revista Nacional, da Rádio Sindcop, com a participação do presidente, Gilson Barreto. Confira!
O presidente destacou que o evento “é uma ação nova esse ‘sindicato itinerante’. É uma prestação de serviço mais perto do filiado”, disse. Barreto explicou que, “com a pandemia, nós tivemos que desenvolver os atendimentos virtuais por causa do afastamento social, também tivemos que fechar as regionais por motivos de custos, uma vez que não vinham sendo utilizadas. Agora, com aquisição do ônibus, a gente tem a possibilidade de fazer vários eventos, inclusive, esse de levar o Departamento Jurídico e outras prestadoras de serviço que nós temos no sindicato para mais próximo dos filiados e categoria em geral”.
O presidente do Sindcop também disse que a ação levou orientações e esclarecimentos sobre a regulamentação da Polícia Penal e a alteração do atual sistema remuneratório para subsídio, já anunciado pelo governo de São Paulo, para a carreira dos policiais penais. “Embora a Assembleia Legislativa esteja em recesso, o Executivo não está, e a gente pode ser chamado pelo secretário da Casa Civil ainda até antes daquela data de 15 de agosto [data apontada pelo secretário em reunião] e é uma oportunidade de estar conversando com os colegas aqui da região”, disse Barreto.
Vale lembrar que a prestação de serviços do Sindcop será levada para outras unidades e regiões do Estado. As unidades ou servidores interessados devem manter contato com o Sindcop para agendar uma data. “Estamos abertos para os colegas de regiões mais distantes que queiram receber o sindicato itinerante, a caravana, pois esse contato físico é importante para os esclarecimentos”, disse o presidente do Sindcop.