Governador autoriza convênio entre Iamspe e Santa Casa de Prudente

O anúncio foi feito durante a visita de Tarcísio a Presidente Prudente, em comemoração aos 106 anos do município. As consultas ambulatoriais começam a partir da próxima segunda (18).

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

Durante visita a Presidente Prudente, nesta quinta-feira (14), quando a cidade completou 106 anos de fundação, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), assinou um novo contrato com a Santa Casa para o atendimento dos usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). “Tínhamos a questão do Iamspe para resolver e hoje foi publicado o convênio com a Santa Casa para o tratamento ambulatorial”, disse o governador.

A falta de atendimento aos policiais penais e demais servidores da região vinha se estendendo desde 28/2/2022, quando o contrato entre Santa Casa e Iamspe foi encerrado. A reportagem do Sindcop apurou junto à Santa Casa de Prudente que o encerramento do contrato se deu devido ao fato de que, na época, as partes não haviam chegado a um termo comum no tocante as tabelas de pagamentos dos procedimentos. Agora, com a autorização do novo contrato, poderão ser realizadas consultas ambulatoriais na unidade.

De acordo com o governo, o convênio do Iamspe com a Santa Casa de Presidente Prudente permite a oferta de consultas ambulatoriais aos beneficiários do Iamspe a partir da próxima segunda (18).

Vale destacar que, a falta de atendimento aos usuários do Iamspe na região vinha se arrastando desde o governo passado. Em visita a Presidente Prudente, o então governador Rodrigo Garcia, disse na época, em entrevista coletiva concedida a jornalistas, com a participação da reportagem do Sindcop, que seria retomado o atendimento do Iamspe pela Santa Casa, o que até então não havia ocorrido.

Dados apontados pelo governo destacam que a região reúne mais de 45 mil beneficiários do Iamspe, com média mensal de 57,2 mil atendimentos entre consultas, internações e exames. “Em curto prazo, o convênio deverá avançar para o atendimento integral da Santa Casa à rede do Iamspe”, descreve. Ainda segundo os dados, os beneficiários da região contam com 75 clínicas e consultórios de especialidades médicas e 22 entidades credenciadas entre hospitais e serviços de laboratório, patologia e exames de imagem, além de um Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial.

O governo destacou ainda que, “a partir de janeiro de 2024, 15 Santas Casas e hospitais da região de Prudente também serão beneficiados pela Nova Tabela SUS Paulista, que aumenta em até cinco vezes os valores de remuneração por procedimentos do que os repasses previstos pelo Ministério da Saúde”.

Durante a visita a Prudente, Tarcísio também confirmou investimentos de R$ 30 milhões para o Hospital Regional do Câncer – Hospital de Esperança de Presidente Prudente. O Hospital Regional do Câncer possui 74 leitos dedicados a atendimento SUS, sendo 16 cirúrgicos, 34 de clínica médica e 10 na Unidade de Tratamento Intensivo.

“Estamos mandando R$ 30 milhões para o Hospital da Esperança para contratar mais gente, abrir mais leitos e fazer mais tratamentos. É para fazer a diferença. Tínhamos esse compromisso e nós vamos ver o Hospital da Esperança atendendo mais pessoas”, declarou o governador.

O governador também aproveitou a agenda para se reunir com secretários de Estado, deputados, prefeitos, vereadores e gestores regionais de saúde.

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública