Hospital do Servidor inaugura Centro de Controle de Pacientes Críticos

Carlos Vítolo

Da Redação SINDCOP (com informações do governo de SP)

Foi inaugurado nesta terça-feira (19), no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o Centro de Controle de Pacientes Críticos.

De acordo com o governo de São Paulo, a inauguração foi feita pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Segundo o governo, o objetivo do Centro de Controle de Pacientes Críticos é facilitar a identificação da piora do quadro clínico e agilizar o atendimento dos internados.

O espaço fica no 8º andar do HSPE, é equipado com 16 leitos e receberá prioritariamente pacientes críticos que estiverem em pós-operatório imediato.

A nova estrutura vai permitir que casos graves deverão receber intervenção médica em até sete minutos e os emergenciais em até três minutos. Para o atendimento, o serviço contará com o Time de Resposta Rápida (TRR). A equipe composta por três médicos, um enfermeiro e um fisioterapeuta.

De acordo com as informações do governo, “juntos, os profissionais vão avaliar qual conduta clínica deve ser aplicada para a reversão do agravamento e se existe a necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

Para o diretor técnico do HSPE, Marcelo Takano, o Centro de Controle de Pacientes Críticos é essencial para melhorar a assistência médica prestada aos servidores e beneficiários. “É sabido que um Time de Resposta Rápida pode diminuir a mortalidade hospitalar em 13%. Isso traz benefícios aos pacientes, mas também ao hospital, uma vez que o paciente pode ser devidamente tratado em um espaço fora da UTI, deixando os leitos da terapia intensiva para quem realmente precisa”, disse.

Notícias relacionadas

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública

Governo fixa valor máximo para pagamento de bônus por resultados

Convênios com universidades estão disponíveis para filiados do Sindcop e seus dependentes