Santa Casa de Prudente retoma apenas consultas ambulatoriais do Iamspe

Reportagem questiona sobre atendimento de pronto socorro, exames, internações e cirurgias, mas no momento o convênio não abrange os serviços.

Carlos VítoloDa Redação – SINDCOP

Em nota enviada à reportagem do Sindcop, a Santa Casa de Presidente Prudente comunicou que, a partir desta quarta-feira (27), os usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) podem fazer o agendamento de consultas.

Segundo a informação do hospital, o agendamento pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (18) 3901-8077, ou ainda, pelo e-mail agendamento.amb@santacasaprudente.org.br. É necessário fornecer nome completo, número da carteirinha do convênio e data de nascimento.

No último dia 14, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), esteve em Presidente Prudente e assinou um novo contrato com a Santa Casa para o atendimento dos usuários do Iamspe. O contrato entre Santa Casa e Iamspe havia encerrado em 28/2/2022, desde então os servidores vinham reclamando a falta de atendimento.

A nota da Santa Casa enviada ao Sindcop aponta que o governador destacou o processo de reformas e que isso limita a expansão dos serviços. “Durante o anúncio, o governador enfatizou que a Santa Casa está passando por um processo de reformas. Embora isso, por enquanto, limite a expansão dos serviços em outras áreas, ressaltou o compromisso do governo estadual em apoiar o hospital nesse processo de ampliação”, descreve.

Em relação aos serviços de atendimento no pronto socorro, internação, exames ou cirurgias, a Santa Casa informou que, neste momento, o novo convênio não abrange esses serviços. O Sindcop recebeu reclamações de filiados que apontam o descontentamento com a falta da prestação desses serviços pelo pelo convênio Iamspe no hospital. Em mensagem via WhatsApp, um dos filiados desabafou: “que palhaçada é essa, minha esposa precisa fazer uma série de exames e não vai poder […]”.

Ainda sobre a prestação desses serviços, a reportagem do Sindcop manteve contato com o Iamspe que, em nota, também apontou a informação de que o agendamento para consultas ambulatoriais teve início nesta quarta-feira (27) “com agenda disponível a partir de 1º de outubro para as especialidades”.

O Iamspe também destacou que o “atendimento integral que inclui exames, emergências e internação deverão ser ampliados após o término das reformas da Santa Casa de Presidente Prudente. Enquanto isso, os usuários do município podem utilizar a rede credenciada na região de Rancharia e Presidente Venceslau”.

Vale lembrar que, de Presidente Prudente a Presidente Venceslau, são 57,0 km, o que leva em média 50 minutos. Já de Presidente Prudente a Rancharia, são 60,1 km, em média 62 mimnutos.

O presidente do Sindcop, Gilson Barreto, disse que o governador criou expectativa nos servidores da região. “Com todo o merchandising que o governador fez, ele criou uma expectativa nos servidores públicos da região, de que esse novo acordo da retomada do convênio com a Santa Casa iria atender de imediato as necessidades dos usuários que contribuem com o Iamspe. Mas infelizmente não é isso que a gente teve a informação e ainda é preciso esperar as reformas na Santa Casa”, disse Barreto.

Notícias relacionadas

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública

Governo fixa valor máximo para pagamento de bônus por resultados

Convênios com universidades estão disponíveis para filiados do Sindcop e seus dependentes