Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Diretores do Sindcop estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (8) com o secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, para tratar de diversos assuntos da carreira dos policiais penais. O sindicato foi representado pelo presidente Gilson Pimentel Barreto, o vice-presidente Amauri Roberto Porfirio Horne e o diretor da subsede de Ribeirão Preto, Eliseu Carlota.
Em um dos destaques tratados na reunião, o Sindcop questionou Streifinger sobre a regulamentação da carreira dos policiais penais. De acordo com o secretário, o governo está empenhado em finalizar o projeto e que o mesmo está para ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, podendo até ocorrer na próxima semana. No entanto, Streifinger disse que não pode precisar um prazo.
O secretário até chegou a comentar sobre a questão salarial – mas não mencionou valores – porém, disse que a categoria “não vai perder” em relação às outras polícias. Disse que essa questão está fechada e cabe apenas ao governador fazer a divulgação.
Havia uma expectativa de que a proposta de regulamentação da Polícia Penal fosse apresentada no mês de agosto, conforme promessa do secretário da Casa Civil, Arthur Lima, no entanto, até o momento, o governo ainda não apresentou a estruturação e valorização da carreira dos policiais penais.
Também foi falado na reunião sobre a DEJEP (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário). O secretário falou sobre um aumento na quantidade da diária e também sobre o sistema de promoção da nova carreira de policial penal, além de confirmar que será em quatro letras (A, B, C e D).
O Sindcop cobrou do secretário que a SAP responda os ofícios encaminhados pelo sindicato solicitando informações. O diretor Eliseu Carlota questionou sobre a baixa quantidade de servidores na região de Ribeirão Preto e a questão da falta de efetivo para estar realizando escoltas. Segundo o secretário, a partir de janeiro-fevereiro, a SAP vai começar a fazer uma reestruturação de unidades.