Nova diretoria do Sindcop toma posse e avança na construção de uma Polícia Penal ainda mais forte

Em processo eleitoral democrático, a chapa “Continuar para Avançar” foi eleita pelos filiados em agosto do ano passado e tem mandato até 2030

CARLOS VITOLO

Da Redação – SINDCOP

A nova Diretoria Executiva do Sindcop tomou posse nesta quinta-feira (2), para exercer o mandato que vai até 31 de dezembro de 2030. A chapa “Continuar para Avançar” foi eleita em um processo eleitoral democrático, que culminou com a participação e votação dos filiados, realizada em assembleia virtual, em 14 de agosto do ano passado.

O presidente da Ageppen-Brasil (Associação Nacional dos Policiais Penais do Brasil), parabenizou a nova diretoria do Sindcop. “Parabenizo com imensa satisfação a nova Diretoria do Sindcop, um sindicato referência para todos nós policiais penais do Brasil. Tenho certeza que a nova gestão por competência e dedicação fará com que seja ainda maior, tenho orgulho pelo aprendizado que adquiri com nosso presidente Gilson Barreto. Força e luta a todos vocês”, disse o presidente da Ageppen-Brasil.

Liderada pelo presidente Gilson Barreto, a nova diretoria tem muitos desafios a serem enfrentados para o fortalecimento da categoria, entre eles, a construção de uma Polícia Penal ainda mais forte para a defesa dos direitos de seus servidores. Isso inclui cobrança constante e incansável dos diretores junto ao governo de São Paulo, Assembleia Legislativa e, quando necessário, com ações na Justiça.

Sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em setembro do ano passado, a lei que cria a Polícia Penal entrou em vigor neste 1º de janeiro, após vencido prazo de 90 dias imposto pelo governo. Certamente surgirão diferenças no texto da lei e que futuramente serão questionadas pelo Sindcop.

A nova diretoria do Sindcop entende que é necessário continuar as lutas que já vinham sendo feitas, no sentido de avançar nas conquistas e na valorização dos policiais penais. Para isso, disponibiliza aos seus filiados um Departamento Jurídico atuante, com advogados especialistas na defesa dos servidores públicos. Em 2024, foram mais de R$ 3 milhões pagos aos filiados do sindicato, referente a ações como revisão de aposentadoria, direitos negados pela Administração, revisão de gratificações e adicionais, entre outras. Foram mais de mil novas ações distribuídas na esfera individual e milhares de atendimentos individuais. Também foram propostas ações coletivas como a de reajuste do adicional de insalubridade – congelado desde 2019 – e o pedido de pagamento da GESS (Gratificação Especial de Suporte à Saúde), bem como, outras ações coletivas que já haviam sido propostas anteriormente, como sexta-parte, desconto ilegal dos aposentados e ALE (Adicional de Local de Exercício). A diretoria do Sindcop é incansável e destaca que essas lutas são constantes e necessárias para defesa dos direitos de seus filiados.

A nova diretoria do Sindcop também destaca o trabalho de parcerias de convênio visando trazer benefícios e descontos especiais a filiados e dependentes. São vantagens em planos de saúde, descontos em cursos de graduação e pós-graduação em universidades, assistência funeral gratuita a filiados e dependentes, assistência psicológica, academias, clínicas com serviços de consultas e procedimentos médicos, exames complementares, diagnósticos e terapias, atendimento nutricional, odontológico e fisioterapia. O Sindcop tem ainda parcerias com postos de combustíveis, escolas de inglês, clubes, colônias de férias, farmácias, óticas, serviços de engenharia, salões de beleza, hotéis, imobiliárias e corretora de seguros. O Sindcop possui ainda um ônibus adquirido com o objetivo de facilitar a participação dos filiados nas ações e lutas da categoria.

Por fim, a diretoria investe na área de comunicação para fazer a informação chegar com precisão até seus filiados, mantendo diariamente a atualização do site e das redes sociais, divulgando os fatos de interesse da categoria. Vale destacar que, diariamente, a Rádio Sindcop mantém uma programação 24h no ar, e ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, pelo app, Facebook e YouTube do Sindcop. Ainda, o Sindcop possui um aplicativo para celular com diversas funcionalidades e benefícios exclusivos para filiados do sindicato. Pelo aplicativo, o Sindcop e os filiados podem se comunicar com maior facilidade e rapidez. Acesse o site do Sindcop e saiba como baixar o app.

Esse é o trabalho realizado pelo Sindcop e será ainda mais fortalecido pela nova diretoria, que incansavelmente avança na construção de uma Polícia Penal ainda mais forte.

Notícias relacionadas

SAP diz que bônus será pago em 15 de janeiro; Presidente do Sindcop diz que bônus não é salário e que é preciso lutar por salário digno

DPME publica três comunicados sobre regras para licença médica

Nova diretoria do Sindcop toma posse e avança na construção de uma Polícia Penal ainda mais forte