O curso “Força Penal Nacional: emprego e atuação” compõe o rol de formação mínima para integrar a Força Penal Nacional (FPN)
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), lançou o curso “Força Penal Nacional: emprego e atuação”.
O curso, na modalidade EaD, está disponível para os servidores do sistema penitenciário brasileiro e demais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, o curso tem carga horária de 40 horas/aula, divididas em 4 módulos, e a capacitação compõe o rol de formação mínima para integrar a Força Penal Nacional (FPN).
O objetivo da FPN é fortalecer a segurança em situações emergenciais, em intervenções estratégicas e apoio às administrações estaduais.
Já o curso, segundo a Senappen, tem por objetivo, promover conhecimento da conceituação da legislação aplicada à FPN, a compreensão do cenário nacional antes da criação da Força, além do aprendizado dos processos de emprego e plano de trabalho, suas modalidades em situações episódicas e os reflexos no sistema prisional nacional.
Os interessados devem realizar o curso na plataforma EaD ESPEN, no site SINESP SEGURANÇA, desde que estejam com os cadastros atualizados na plataforma.
- Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem encaminhar e-mail para tutoria.senappen@mj.gov.br.