Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
O secretário da Administração Penitenciária, Marcelo Streifinger, recebeu representantes do Sindcop para uma reunião nesta quinta-feira (16), na sede da SAP em São Paulo.
O pedido de reunião feito pelo Sindcop teve o objetivo de tratar com o Streifinger alguns assuntos apresentados por policiais penais de diversas regiões do estado. Como representante da categoria, o Sindcop foi em busca de esclarecimentos, orientações e soluções para os temas apresentados.
Nesta sexta-feira (17), em entrevista ao vivo à Rádio Sindcop, o presidente do Sindcop, Gilson Barreto, falou sobre os temas tratados com o secretário. Entre os assuntos, Barreto falou sobre a bonificação por resultados, evasões, concurso público para o quadro de servidores da Polícia Penal, a ocupação de postos estratégicos por policiais penais (antigos AEVPs) no interior das unidades prisionais.
Também falou sobre escoltas realizadas em Centros de Progressão Penitenciária (CPP) que estão sendo feitas por apenas um policial penal, sem rendição para almoço, janta ou necessidades básicas fisiológicas e de higiene. Destacou ainda uma questão apresentada sobre conflitos em procedimentos de policiais penais. Outro tema explicado pelo presidente foi a questão de possíveis remoções/transferências de policiais penais de suas unidades prisionais de origem para outras unidades, visando igualar o número de servidores.
Barreto falou ainda sobre o enquadramento dos aposentados na Polícia Penal, a carteira funcional com porte de armas para os policiais penais aposentados e que tinham porte de armas na ativa e a questão da possibilidade de os aposentados retornarem ao trabalho, assim como ocorre na Polícia Militar.
O presidente falou ainda sobre denúncias de perseguição por parte da direção de unidades específicas, a servidoras que estão conseguindo a redução da jornada de trabalho para os filhos com transtorno do espectro autista ou deficiência, e que estariam sem direito à folga SAP, DEJEP e saída antecipada.
Assista a entrevista na íntegra e saiba todos os detalhes da reunião.