Sindcop participa de debate promovido pelo Dieese sobre negociação coletiva

Carlos Vítolo

Da Redação – Sindcop

O Sindcop participou do debate “Negociação Coletiva em 2025” realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O debate foi conduzido pelo economista Fernando Lima.

O evento ocorreu em Bauru no último dia 11 na sede do Sinterc, o sindicato que representa os trabalhadores em Cozinha Industrial e Refeição Escolar de Bauru e região.

O Sindcop foi representado pelo presidente Gilson Barreto e pela Diretora de Saúde, Mary Shamas. De acordo com a diretora do Sindcop, foram abordados temas “cruciais pertinentes aos sindicatos em geral, tais como, sindicatos e negociação coletiva, a importância da organização sindical dos trabalhadores, o perfil dos trabalhadores da região de Bauru, a herança positiva e negativa de 2024 e seus reflexos em 2025”, disse.

A diretora também destacou que foi falado sobre a importância e o reconhecimento das instituições sindicais e sua legalidade em órgãos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas (ONU), direitos humanos e a Constituição.

O Dieese foi fundado em 1955, é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. O objetivo do Dieese é desenvolver pesquisas para subsidiar as demandas dos trabalhadores. Ao longo dos mais de 60 anos de história, o Dieese conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. São 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).