Em entrevista à Rádio Sindcop, Gilson Barreto fala sobre negociação coletiva

O tema foi debatido em evento realizado pelo Dieese

Carlos Vítolo

Da Redação – Sindcop

A Rádio Sindcop recebeu para entrevista nesta terça-feira (18) o presidente do Sindcop, Gilson Barreto. Ele falou sobre negociação coletiva, tema que foi debatido no último dia 11 em evento realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em Bauru.

Barreto também falou sobre um estudo que solicitou ao Dieese, visando avaliar questões salariais por ocasião da reestruturação da carreira de policial penal. “Encomendamos aquela pesquisa no momento da regulamentação da Polícia Penal, com o objetivo de avaliar a questão principalmente do salário na reestruturação”, disse.

O presidente destacou que os servidores públicos não têm regulamentado a negociação coletiva. “Essa regulamentação é prevista pela 151 da OIT, da qual o Brasil é signatário, mas nós não conseguimos que seja aplicada as situações previstas para o movimento sindical de funcionários públicos no Brasil”, explicou Barreto.

Na entrevista, o presidente do Sindcop também respondeu uma série de perguntas feitas pelos policiais penais que acompanharam a transmissão da Rádio Sindcop. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Serviço: Dieese foi fundado em 1955, é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. O objetivo do Dieese é desenvolver pesquisas para subsidiar as demandas dos trabalhadores. Ao longo dos mais de 60 anos de história, o Dieese conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. São 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).