Durante entrevista à Rádio Sindcop, os advogados ressaltaram o andamento da ação e o compromisso do Departamento Jurídico e da instituição com a categoria
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Os advogados do Sindcop, José Marques e Wesly Gimenez, participaram nesta quarta-feira (16) do programa Revista Nacional, da Rádio Sindcop, onde falaram sobre a ação do ALE (Adicional de Local de Exercício), ingressada pelo Sindcop em 2013 em favor dos filiados.
O Departamento Jurídico do Sindcop continua atuando para que o direito da ação do ALE seja concedido o quanto antes aos policiais penais. O sindicato busca a incorporação em folha e, mais adiante, a cobrança dos valores atrasados.
Durante a entrevista, Marques fez um resgate histórico da tramitação e apresentou detalhes do momento atual da ação do ALE.
“Não é fácil atuar no judiciário, principalmente, quando o nosso adversário é o poder público. Nós temos nessas ações, voltadas ao poder público, dois adversários. O primeiro deles é a Procuradoria da Fazenda, que tudo faz para dificultar o resultado da ação, o andamento da própria ação. Agindo de forma às vezes até de má fé processual, protelando, trazendo aos autos informações que não são verdadeiras e que às vezes motivam ações por parte do sindicato, no esclarecimento ao juiz daquilo que foi posto pela Fazenda Pública, para que seja aclarado e a sentença seja dada de acordo com a verdade dos autos. Nós temos sentido que o poder público é o nosso adversário principal, mas também o Judiciário tem dificultado o resultado positivo das ações quando o demandado é o poder público. Então, o Judiciário faz de tudo para dificultar a demanda dessas ações”, explicou Marques.
O advogado destacou que, desde o início da ação do ALE, sempre foi dito a verdade para os filiados. “Nós sempre dissemos a verdade. Desde o início dessa ação nós já informávamos que a ação foi negada em primeira instância. Nós perdemos em primeira instância, mas foi reformado no Tribunal de Justiça de São Paulo”, disse. Ele também destacou que o Tribunal de Justiça entendeu da mesma forma como o Departamento Jurídico do Sindcop, que a lei determinava o pagamento de 100% no salário base dos servidores. Confira a explicação do advogado.
Confira abaixo a íntegra da entrevista desta quarta-feira (16) com os advogados do Sindcop e saiba todos os detalhes e o histórico da ação do ALE.
Saiba mais…. confira outras entrevistas sobre o tema com orientações e esclarecimentos.