A Moção de Aplauso é uma homenagem às contribuições do sindicato à segurança pública e aos serviços prestados aos policiais penais
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
O Sindcop recebeu nesta quinta-feira (15), uma homenagem da Câmara Municipal de Bauru pelas contribuições dadas à segurança pública e pelos relevantes serviços prestados à categoria dos policiais penais do Estado de São Paulo.
A Moção de Aplauso ao Sindcop é de iniciativa do vereador Sandro Bussola (MDB) e foi aprovada em plenário pelos vereadores da 34ª Legislatura. A homenagem está prevista no artigo 136 do Regimento Interno da Casa e a cerimônia foi presidida pelo vereador André Maldonado (PP).

Na homenagem, o presidente do Sindcop, Gilson Barreto, agradeceu ao vereador Sandro Bussola e a todos os demais componentes da 34ª Legislatura. “Com muita satisfação e honra que recebemos essa moção do vereador Sandro Bussola, no ano que completamos 35 anos de fundação. Ao longo desses 35 anos, também já estivemos aqui na Câmara várias vezes, buscando apoio político ou alguma coisa no sentido dos servidores penitenciários e das unidades prisionais”, disse Barreto.
O presidente também destacou os enfrentamentos ocorridos ao longo dos anos. “Muitos enfrentamentos aqui e até pela cidade na época da transformação dos regimes fechado em semiaberto, pela questão de contrapartida do Estado, para saúde, para educação e a gente entendia que o Estado não faz a contribuição adequada ao município. O sindicato não é só classista, ele também se preocupa com o munícipe, porque nós somos munícipes de Bauru, entendemos que a cidade necessita da infraestrutura necessária que o Estado provém pela questão do sistema penitenciário. E essa moção de aplauso ela significa muito para o Sindcop”, completou o presidente.
O coordenador do Departamento Jurídico do Sindcop, o advogado José Marques, também fez agradecimentos pela homenagem. “É com satisfação que nós estamos aqui hoje, participando dessa sessão de aplauso ao Sindcop. Nós sabemos que não é fácil hoje ser uma instituição sindical que representa uma categoria, que representa o trabalhador, porque nós estamos sob fogo de uma parte da mídia, sob fogo de conservadores que buscam, a todo momento, desconsiderar e desprestigiar a atuação do movimento sindical no Brasil. A maioria das conquistas dos trabalhadores hoje foram feitas através de lutas e lutas encabeçadas e dirigidas pelo movimento sindical. Então, a maioria dos direitos hoje de todos os trabalhadores foram conquistas do movimento sindical”, disse Marques.
O advogado também destacou que o Sindcop ser homenageado é algo muito positivo. “É uma homenagem que deve realmente ser engrandecida, porque o sindicato é um sindicato de luta, é um sindicato que representa os trabalhadores do sistema penitenciário e nesses 35 anos de vida dessa entidade sindical, não há o que possa ser apontado como mancha na atuação dessa entidade sindical. É o maior sindicato de representação dos trabalhadores do sistema penitenciário na América Latina”, afirmou o advogado.
O diretor de Comunicação do Sindcop, Eduardo Blasques também agradeceu pela Moção de Aplauso em homenagem ao Sindcop. “Como parte da diretoria do Sindcop, eu agradeço esse reconhecimento, essa homenagem para nós do sindicato. É de extrema importância esse reconhecimento”, disse. Blasques lembrou sobre o trabalho realizado pelos policiais penais dentro das unidades prisionais e que garante a segurança da sociedade. “Nós estamos lá dentro fazendo a segurança da população, para que aqueles homens que foram colocados lá dentro, porque cometeram crimes, não saiam e venham colocar a população em risco. E nós estamos lá, estamos lá trabalhando. E o sindicato foi constituído, foi inaugurado com o propósito de proteger o funcionário, mas também a população. É o sindicato que confronta o Estado quando algo de errado está acontecendo em relação ao funcionário, em relação às estruturas internas, permitindo assim que a população esteja mais protegida. Então, esse reconhecimento, vereador Sandro Bussola, para nós é de extrema importância e nós só temos que agradecer. Hoje nós estamos como policiais penais, estamos na Constituição, no artigo 144 e lutando ainda para que haja uma melhor valorização da categoria”, finalizou o diretor do Sindcop.
Assista abaixo o momento da homenagem.