Cartilha elaborada pela Controladoria Geral do Estado de SP informa e conscientiza agentes públicos sobre assédio moral

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

Uma cartilha elaborada pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo, disponibilizada também pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), tem o objetivo de informar, conscientizar e sensibilizar os agentes públicos sobre o que é o assédio moral.

A cartilha também visa orientar as vítimas sobre a formalização de denúncias que possam identificar tal conduta no âmbito da Administração Pública.

Conforme o documento, assédio moral é um tema que ainda há muitas dúvidas relacionadas à sua identificação e ao tratamento a ser adotado no ambiente de trabalho.

A Controladoria Geral do Estado de São Paulo aponta ainda que a cartilha foi produzida em uma linguagem clara e objetiva, com exemplos práticos, e que visa facilitar a identificação e o tratamento desse problema.

“A vítima, na maioria das vezes, não sabe como reagir e acaba se sentindo impotente diante de hostilidades e ameaças que podem caracterizar a situação de assédio. Além disso, não raro, os demais colegas silenciam-se, quer em razão da naturalização da prática assediadora no ambiente laboral, quer por receio de também sofrerem assédio, deixando a vítima cada vez mais isolada e sem ter a quem recorrer”, descreve a cartilha.

Destaca ainda que há ocasiões em que os agentes públicos confundem a cobrança regular do cumprimento dos deveres e das obrigações do cargo com o assédio moral. “A busca por um ambiente de trabalho sadio, seguro e livre de assédio e de discriminações é dever de todos”, descreve a cartilha.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A CARTILHA

plugins premium WordPress