Contra a privatização

Requerimento o senador Paim consegue adiar votação

Inês Ferreira

Diretores do SINDCOP participaram no último dia 7 de março da audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em Brasília, que debateu o  Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2011, que define normas para privatização de presídios, por meio de parcerias público-privadas (PPPs) para a construção e gestão de estabelecimentos penais. Junto com outros agentes penitenciários do país e representantes de movimentos sociais eles rejeitaram o projeto.

Participaram da audiência os diretores Carlos Roberto Romacho, José Mauro  e Carlos Neves. Na ocasião, os diretores estiveram em contato com deputados e senadores que apoiaram a retirada da proposta da Agenda Brasil. Segundo os diretores, a proposta deve ser arquivada ou se levada para um debate mais amplo.

O projeto de autoria do senador Vicentinho Alves (PR-TO) está na Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional que poderia fazer com que o projeto tivesse uma votação rápida e seguir diretamente para o Plenário.

No entanto, a pedido dos participantes do debate foi aprovado um requerimento do senador Paulo Paim, que deverá retardar a votação. No requerimento, o senador pede que o PLS 513/2011 seja encaminhado à CDH, à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Participantes do debate se posicionaram totalmente contra o projeto. Segundo informações do Portal de Notícias do Senado, o assessor Jurídico da Pastoral Carcerária Paulo César Malvezzi  Filho afirmou que “não há concessão referente a esse projeto; não há meio termo, não há substitutivo e não há caminho alternativo. O caminho é derrotar esse projeto”.

Durante a audiência, debatedores reconheceram que o sistema prisional enfrenta problemas como superlotação, celas sem condições de higiene e os presídios dominados por facções criminosas, mas rechaçaram a privatização dos presídios como solução.

Notícias relacionadas

Agentes públicos ameaçados em razão do trabalho poderão pedir proteção especial

Policiais penais denunciam demissões abusivas em audiência na Alesp

Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal realiza audiência na Alesp contra demissões abusivas

plugins premium WordPress