Proposta prevê assistência de sindicato a todo trabalhador demitido

Para autor do projeto, trabalhador fica desamparado quando d

Deputado baiano Uldurico Junior é autor da proposta, que quer assegurar assistência ao trabalhador desempregado. Foto: Reprodução Câmara dos Deputados

Fonte: Agência Câmara Notícias

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5232/16, do deputado Uldurico Junior (PV-BA), que amplia a assistência de sindicato ou Ministério do Trabalho a todo trabalhador durante a demissão.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43) prevê essa assistência apenas a empregados com mais de um ano de serviço.

Segundo Uldurico Junior, essa é uma reivindicação antiga dos trabalhadores. “Eles se sentem desamparados quando há a rescisão contratual antes de completar um ano de trabalho”, afirmou.

Não se justifica, na opinião de Uldurico Junior, excluir o empregado que trabalhou dois ou dez meses dessa assistência.

Tramitação


A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas

ELEIÇÕES 2026 – Segurança pública está entre os maiores desafios aos futuros integrantes do Executivo e do Legislativo

Assembleia aprova prestação de contas da diretoria do Sindcop referente a 2025

Diretor do Sindcop fala sobre Congresso Fiesp de Segurança Pública

plugins premium WordPress