Iamspe realiza semana de testagem de HIV apenas no HSPE

Reportagem do Sindcop manteve contato com Iamspe para saber se os servidores e beneficiários do interior do estado também teriam a testagem

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove nos dias 1º, 4, 5, 6 e 7 de dezembro uma semana de testagem de HIV.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids (da sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Segundo o Iamspe, a campanha é dirigida aos usuários, servidores público estaduais e seus beneficiários. O evento acontece em alusão ao “Dezembro Vermelho”, que chama a atenção para a prevenção e assistência à saúde com ênfase nas doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, o vírus HIV.

O atendimento será realizado no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), 1º andar do prédio dos Ambulatórios, na rua Borges Lagoa, 1755, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A iniciativa é do serviço de infectologia do HSPE.

A reportagem do Sindcop manteve contato com Iamspe para saber se os servidores e beneficiários do interior do estado também teriam a testagem nas diversas regiões, no entanto, conforme resposta do Iamspe, o atendimento será mesmo somente na Capital.

A nota do Iamspe enviada à reportagem do Sindcop aponta que “o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Governo de São Paulo, informa que a Semana de Testagem do HIV está sendo realizada apenas na capital, no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)”, descreve.

O Dia Mundial de Luta Contra Aids foi foi instituído pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde. Em 1987, cerca de 200 mil pessoas protestaram durante a Conferência Internacional de Aids em Washington. O protesto foi essencial para a criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data é comemorada todo ano, no dia 1º de dezembro, como forma de conscientizar a população sobre a doença.