Servidores e instituições realizam manifesto dia 25 contra ameaça de privatização do Iamspe, falta de atendimento e de contrapartida do governo

A reportagem do Sindcop questionou o Iamspe sobre o manifesto, a contrapartida do governo para custeio do instituto, o anúncio da venda do prédio do Iamspe e a falta de atendimento.

No próximo dia 25, servidores públicos e instituições de representatividade de classe realizam uma manifestação para cobrar o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) sobre a falta de atendimento e a ameaça de privatização do instituto. A mobilização será em frente ao Ambulatório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Um site desenvolvido pelo governo de São Paulo divulgou a venda de diversos prédios públicos, entre eles, o prédio do Iamspe. Segundo a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado (APqC), o valor informado do prédio do Iamspe era de R$ 926.082.300.

No entanto, a página foi retirada do ar e, conforme o governo, “levou ao ar informações descontextualizadas”. Agora, quando acessada, aparece como “em manutenção”. https://imoveis.sp.gov.br/imoveis. Segundo a gestão, o governo pretende vender “apenas parte” dos prédios, mas não disse quais.

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSol) acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobrando a investigação da inclusão dos prédios públicos no site de venda.

“Não bastassem as privatizações, agora Tarcísio de Freitas virou corretor e quer transformar São Paulo em uma grande imobiliária! O Governo criou site para vender os imóveis públicos através do Portal de Imóveis (imoveis.sp.gov.br) onde estão listados inúmeros terrenos, áreas de preservação, casas e prédios espalhados por todo o estado. Vários deles, inclusive, abrigam instituições e equipamentos estaduais em uso, como a Pinacoteca, o Hospital das Clínicas, a Casa das Rosas e o IAMSPE”, destacou o deputado em sua rede social Facebook.

Iamspe não responde sobre manifestação e contrapartida para custeio do instituto; Sobre a venda do prédio diz que o próprio governo deve falar sobre a decisão

A reportagem do Sindcop manteve contato com o instituto em busca de esclarecer e orientar os servidores e, em nota, o Iamspe informou que, sobre o leilão de venda dos imóveis públicos, “essa não é uma decisão do Iamspe, e que o próprio governo deve falar sobre a decisão.

Sobre a manifestação dos servidores no dia 25, ao ser questionado pela reportagem do Sindcop, o Iamspe não se manifestou. A reportagem também questionou sobre a contrapartida do governo para custeio do instituto, porém, o Iamspe também não se manifestou.

Nos outros questionamentos da reportagem, o iamspe informou que já solicitou a inclusão de novos médicos por meio de chamamento público para o quadro do HSPE e novos editais para ampliar os serviços de saúde no estado.

Segundo o Iamspe, em 2023, houve um aumento de 20% no número de cirurgias no HSPE e 12% no número de consultas ambulatoriais, além de 60 novos convênios no estado. Sobre as cirurgias, o Iamspe disse que houve o credenciamento de mais dois hospitais para dar suporte às cirurgias eletivas do HSPE, no entanto, não informou quais os hospitais.

O instituto apontou que está em tratativas com o Hospital AC Camargo para que os beneficiários tenham uma unidade de retaguarda para realizar pré-avaliação oncológica, linha de cuidados e tratamentos na instituição.

No Pronto-Socorro do HSPE, o Iamspe informou a troca de gestores e criação de comissão gestora para administrar o contrato do PS do HSPE, para orientar e agilizar os encaminhamentos dos pacientes. Apontou ainda que a empresa terceirizada que atua no PS deverá solucionar todas as queixas e está sujeita à multa e à rescisão do contrato caso não melhore sua assistência no PS.

A reportagem do Sindcop vai continuar acompanhando as demandas dos usuários e cobrando esclarecimentos do instituto em busca de esclarecer e orientar os servidores.