SP celebra Revolução Constitucionalista de 1932

São Paulo combateu as tropas federais em defesa de uma nova Constituição para o Brasil

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

Um movimento armado, iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, a Revolução Constitucionalista defendia uma nova Constituição para o Brasil.

O acontecimento foi uma resposta dos paulistas ao autoritarismo iniciado no golpe de 1930, que deu início à era de Getúlio Vargas. Por quase quatro meses, os paulistas entraram em confronto com tropas fiéis a Vargas, mas foram derrotados.

O conflito armado tinha o objetivo de derrubar o governo de Getúlio Vargas, que havia assumido a Presidência depois de um golpe de Estado contra o presidente eleito Júlio Prestes.

Apesar da derrota dos paulistas, o levante não foi em vão, já que, em 1934, foi promulgada a nova Constituição. Para lembrar o movimento, desde 1997, o dia 9 de julho tornou-se feriado estadual por meio da aprovação da Lei 9.497 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Notícias relacionadas

MP instaura inquérito civil para apurar responsabilidades em incêndio em presídio de Marília

Sindcop deseja um feliz Dia dos Pais aos policiais penais

Deputada, ex-ministra e candidata ao Senado, Marina Silva, visita sede do Sindcop

plugins premium WordPress